segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

“História Antes de Uma História” – Depoimentos de quem já conferiu!



Já contamos aqui que em breve a animação de Wilson Lazaretti, "História Antes de Uma História" vai chegar aos cinemas (leia a notícia completa aqui).  O filme, por enquanto, já foi exibido em alguns festivais e eventos especiais – dentro e fora do país – e dividimos com vocês alguns dos comentários que recebemos de quem já assistiu à obra:


É, sem dúvida, o mais belo filme de animação sobre a animação, que é o começo de tudo...também da vida.

Fernando Galrito, diretor da Monstra - Festival de Animação de Lisboa

*
 Jornal da Associação Europeia de Cinema para Crianças:


“História Antes de Uma História” é mais que um belo filme de animação. Ele se baseia num conceito intertextual: uma verdadeira história do processo de criação de uma animação.


O filme é resultado de mais de 40 anos de experiência em ensino de animação independente por todo o mundo pelo animador brasileiro Wilson Lazaretti e sua equipe.


Uma fonte de inspiração, sobre o verdadeiro sentido da arte da animação.


Segundo Lazaretti, “em mais de 2500 workshops por todo o mundo, das mais remotas localidades do país até as ruas de Moçambique, colecionei inúmeras histórias. Há muito tempo comecei a escrevê-las, mas depois de um tempo, desisti. E foi aí que começou “A História Antes de Uma História””.


Era uma vez um pequeno homem chamado Doutor K. Ele inventou alguns instrumentos bizarros para ajudá-lo a desenhar. Incansável, Dr. K descobriu o princípio básico da ‘animação’. Uma nova forma de arte foi modelada por suas mãos, uma nova filosofia cresceu em sua mente.


Mas o processo de criação não é um mar de rosas... Há um conflito, uma batalha que precisa ser vencida dentro dele mesmo, mas, enquanto isso, o filme precisa continuar!


Lazaretti: “achar uma boa história talvez seja o maior conflito do filme, que vem com pressão, dor e prazer. Esse é o processo por que passa todo artista em sua jornada, em busca de alimentar suas inquietações".


*
 
José-Manuel Xavier - Diretor Artístico do Master Jogos e Médias Interativos Digitais do CNAM - ENJMIN - Angoulême/França



Para aqueles que não sabem, nem viram, ‘História Antes de Uma História’ é um filme delicioso e raro.


Delicioso, por ser, do princípio até ao fim, semelhante a uma iguaria gostosíssima, que se desfruta com prazer, saboreando os seus diferentes e surpreendentes condimentos sem que jamais uma qualquer concessão ao gosto vulgar venha perturbar o seu elegante aspecto.


Raro porque, até hoje, os cinco dedos de uma mão chegam para contar os autores que se atrevem a desenhar a traço toda uma longa-metragem. Dedico o meu dedo polegar para contar os meus vizinhos, os Yamadas de Isao Takahata, e o meu dedo indicador para contar a História antes de uma história, de Wilson Lazaretti. Quanto aos meus três outros dedos da mão, esses ficam, de momento, à espera, por não terem mais nada para contar. Como diz a dado momento a voz do narrador no filme: “animar um cavalinho não é coisa para principiantes, não”.


Que dizer então da dificuldade de contar a história que se situa antes de uma história? Nada, porque o filme de Wilson Lazaretti decorre e ondula como um vento sereno sobre uma seara, descobrindo sucessivamente as suas audaciosas qualidades.


A primeira, e dentre elas, certamente a mais original, é o assunto do filme; o movimento, que uma vez apreendido, torna-se animação.


A segunda é a maneira de o dizer, de o contar. O texto do filme é deveras maravilhoso, espirituoso (coisa raríssima no casarão da animação) e aberto sobre diferentes níveis de leitura. Devo igualmente sublinhar vigorosamente que nunca ninguém falou tão bem, tão claramente, com tanta simplicidade, do movimento e, por consequência, da ilusão de movimento e do que se passa à nascente de uma história, durante uma hora, dezessete minutos e trinta e dois segundos, como Wilson Lazaretti.


A terceira é de ordem cultural. A ‘História antes de uma história’ está repleta de citações visuais, literárias e musicais não somente oportunas assim como inteligentes, justas e pertinentes, jamais pesadas e nunca enfadonhas.


A quarta qualidade reside no aspecto aéreo e luminoso da imagem do filme e na movimentação sempre graciosa, quase semiótica, dos gestos das personagens.


Estas quatro principais qualidades, que eu assemelho aos diferentes e surpreendentes condimentos com que Wilson Lazaretti temperou a sua ‘História antes de uma História, fazem deste filme um regalo que dá prazer ver, ouvir e entender. 

*

Eu gostei muito do seu trabalho, achei bem poético e cativante e, com uma estética muito bonita. Eu realmente me apaixonei pelo filme. Obrigada por ter feito um filme como esse - Camila Franco, aluna da FAAP



*
 
“O filme tem uma aparência infantil, mas o conteúdo dele é bem complexo. Ele é bem interessante, pois fala sobre como animar desenhos, o que é preciso ter em uma história antes de outra história? Também tem um personagem chamado Dr. K. Ele cria desenhos animados como se estivesse criando o mundo” - Anna Carolina, aluna da Escola Estadual Zoraide Kaysel de Sumaré/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário