quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Está chegando! 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação


Contagem regressiva!

Na sexta-feira (25/09) vamos conhecer o resultado do 2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos. Venha conferir!



Os jurados já analisaram os trabalhos e podemos adiantar que vem coisa boa por aí! Veja o que eles nos contaram:

Para Joseana Bufalo, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas há mais de 20 anos, é uma honra poder fazer parte desse projeto, em especial da sua conclusão, pois isso significa que o projeto teve suas etapas superadas, chegando ao seu final. “Sinto-me privilegiada por poder avaliar os resultados de altíssima qualidade de um projeto de uma rede de escolas publicas”, disse. Doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP, Joseana é integrante do Fórum Municipal de Educação Infantil de Campinas e do Movimento Quero Creche.

Jara Carvalho também recebeu com satisfação o convite de Maurício Squarisi para compor o júri deste festival. “Acho muito importante o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, sobretudo pelo trabalho educacional. Não só ensina como fazer uma animação, mas instiga os alunos a pesquisarem diversos temas e trazerem à luz muita história. Acho que o festival valoriza esta criação toda e incentiva mais crianças a participarem e fazerem sempre melhor. É muito bom poder fazer parte disso de alguma forma dar uma contribuição”, explica. Jara Carvalho Atua como cantor, violonista, ator, compositor, arranjador e produtor no grupo Último Tipo desde 1988, quando foi criado. Com o Último Tipo, já montou por volta de 10 espetáculos infantis e outros 10 adultos, além de manter um repertório musical bastante amplo incluindo diversas canções próprias e sempre misturando a música e o teatro. Traz na bagagem dois CDs autorais: “Último Tipo” 2003 e “O Treco da Pata Choca” 2014.

Sobre a experiência de participar do júri do festival, Juliana Siqueira comenta: “vejo que se trata de incentivar o protagonismo de crianças e adolescentes na produção audiovisual, despertando sua consciência para aspectos da construção da linguagem audiovisual, tão dominante em nossa sociedade. Também é uma oportunidade para refletir sobre a história da cidade e buscar pontos de vista das crianças sobre esse espaço, trazendo a público percepções importantes para se refletir e agir sobre o espaço urbano hoje”. Juliana é especialista cultural no Museu da Imagem e do Som de Campinas, onde há dez anos desenvolve o programa Pedagogia da Imagem, voltado à apropriação das linguagens audiovisuais por meio de oficinas e cursos de fotografia, vídeo e desenho de animação. É também pesquisadora da área de Educação em Museus e já orientou a produção de dezenas de vídeos e exposições fotográficas.

Para o historiador do Museu da Imagem e do Som de Campinas, Orestes Augusto Toledo, participar como jurado foi uma missão agradável pela oportunidade de conhecer a qualidade e importância do Festival de Cinema de Animação de Valinhos. “Mas foi também tarefa difícil pela qualidade artística dos trabalhos apresentados”, contou ele, que também é professor de História do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado.

Estaremos lá:
2º Festival Estudantil de Cinema de Animação de Valinhos
Data: 25 de Setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Valinhos
Endereço: Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Valinhos - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário