sábado, 13 de julho de 2013

Núcleo no FICA ANIMADO

Em sua 15ª edição, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental inova e aprofunda o projeto FICA NA COMUNIDADE com a vinda de Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti, do Núcleo de Animação de Campinas. Pioneiros da animação brasileira, eles foram responsáveis por ministrar as oficinas Desenho Animado 2D e Sombras Chinesas, que durante o mês de junho de 2013 envolveram 144 crianças oriundas de 12 diferentes escolas da região. Como resultado, as oficinas produziram 12 curtas-metragens, exibidos no Cinemão durante a programação do FICA ANIMADO.
Para a realização dos curtas, os alunos participaram de todas as etapas da produção, começando com o desenvolvimento dos roteiros, criação de storyboard e criação da trilha sonora, culminando nos processos de animação propriamente ditos. Durante o FICA ANIMADO, os filmes foram submetidos à apreciação pública, que elegeu os três melhores trabalhos, cujas escolas responsáveis serão premiadas com câmeras digitais.


 A animação é hoje uma das mais importantes plataformas do audiovisual, extrapolando em muito o universo cinematográfico. Além das salas de cinema, a animação encontra-se presente na TV, na internet, na publicidade, na produção de games e em virtualmente qualquer ambiente onde imagem e som estejam conjugados. Com estas oficinas, várias portas foram efetivamente abertas para o futuro profissional de uma considerável parcela da juventude vilaboense. Uma semente audiovisual foi plantada na Cidade de Goiás, colocando em primeiro plano o impacto e a importância deste projeto que, de fato, FICA NA COMUNIDADE.

O texto acima foi escrito por Márcio Júnior para apresentar o Núcleo na premiação do FICA. Márcio traduz com perfeição o trabalho do Núcleo nas oficinas com crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário